Porque Ter um Fogão a Lenha?

Porque Ter um Fogão a Lenha?

Porque Ter um Fogão a Lenha?

Conheça as Vantagens e Desvantagens de Ter um Fogão a Lenha.

Saiba Também Como Acender um Fogão a Lenha?


Porque Ter um Fogão a Lenha?

Conheça as Vantagens e Desvantagens de Ter um Fogão a Lenha.

Saiba Também Como Acender um Fogão a Lenha?

É impossível olharmos para um fogão a lenha e não nos lembrarmos dos nossos avós. Por mais que o tempo passe, a magia do fogão a lenha nunca muda, graças ao seu lado rústico, simples e caseiro.

O tradicional fogão a lenha é uma excelente alternativa para cozinhar alimentos, principalmente no que tange a pizzas, pães, batatas e carnes. Se você sente falta da saborosa comida feita no fogão a lenha, então já está na hora de começar a pensar em construir uma em sua casa.

Muitas pessoas estão voltando a construir fogões a lenha em suas residências, seja pela nostalgia ou pelo prazer de realmente querer uma comida com sabor diferente. Por isso, é necessário que você saiba quais manutenções envolvem o universo do fogão a lenha. Confira abaixo algumas dicas:

  • Antes de tudo, é necessário dizer que a chapa do seu fogão deve estar sempre lubrificada com azeite. Isso evitará um processo de oxidação;
  • Nunca deixe restos de comida sobre a chapa do seu fogão a lenha. Uma chapa limpa e livre de acúmulos de resíduos é demasiado importante para a durabilidade do seu fogão;
  • Fique sempre atento com o acúmulo de fuligem – polir a chapa com uma lixa fina, às vezes será necessário para remover toda essa fuligem;
  • É importante que o seu fogão funcione regularmente, caso contrário ele poderá oxidar se ficar muito tempo parado;
  • Nunca utilize produtos inflamáveis para criar fogo;
  • E claro, fique sempre de olho na chaminé. Se por acaso a chaminé estiver suja ou obstruída, poderá haver retorno de fumaça.

Em todo o país, os fogões a lenha são encontrados nos mais diferentes modelos. Porém, aqui no Estado de São Paulo, o modelo mais comum é o de alvenaria. Se você ficar atento com todas essas dicas, seu fogão certamente terá uma boa vida útil.

Vantagens do fogão a lenha.

Como o tempo de cozimento dos alimentos no fogão a lenha costuma ser maior se comparado ao tempo de cozimento em um fogão a gás, o sabor realmente acaba se tornando um diferencial. Quando as pessoas constroem um fogão em suas casas, é esse diferencial que elas buscam 90% das vezes.

Outra grande vantagem do fogão a lenha é que, no inverno, torna-se um hábito familiares e amigos ficarem próximos a ele, após a refeição, por um longo período de tempo, a fim de aproveitar o aquecimento que ele proporciona ao ambiente.

O destaque também vai para a lenha. Além de ser menos poluente se comparada ao gás, trata-se de uma fonte renovável e que pode até ser reaproveitada.

E mais: depois que um fogão a lenha for construído em sua casa, ele acabará se tornando uma grande peça decorativa no ambiente. Em muitos casos, ele pode inclusive valorizar o imóvel.

Desvantagens do fogão a lenha.

Nós estaríamos mentindo se disséssemos que um fogão a lenha possui apenas vantagens. Assim como tudo nessa vida, ele também possui seus pontos fracos.

O ponto mais forte em seu desfavor talvez seja a aquisição da lenha. Nas capitais e até mesmo nas grandes cidades, a lenha é comercializada por um valor mais elevado. Além do mais, é necessário que a sua casa tenha, no mínimo, um local onde se possa guardar essa lenha. Infelizmente, nem todas as casas dispõem de um espaço amplo para estoque de lenha.

Outro ponto a ser discutido é a sujeira. Não se esqueça que lenha produz fumaça e fumaça produz cinzas. Como o fogão estará aceso, vai ser normal ver cinzas caindo fora do forno e sujando o chão.

Mesmo com todos esses atributos negativos, um fogão a lenha continua tendo mais vantagens do que desvantagens. Tudo depende do que você procura e até que ponto você está disposto a chegar para ter prazer.

Como acender um fogão a lenha?

- Para iniciar o fogo use lenhas de espessura menor, pequenos gravetos e casca da própria lenha.

- Entre as lenhas, coloque uma folha torcida de jornal (ou similar), por cima, ponha mais gravetos, coloque fogo no papel e assopre devagar, para que ele se espalhe, quando começarem a pegar fogo e formar uma leve brasa, vá colocando os galhos mais grossos, até obter uma chama forte e constante. Pode utlizar tambem alcool em pastilha.

O que você lembra ao falar sobre fogão a lenha?

Deixe seu comentário e compartilhe se você gostou!

Ajudamos pessoas como você que está construindo ou reformando, a resolver a questão técnica da escolha da escolha do fogão a lenha e da instalação, com serviço especializado.

Show room completo, atendendo projetos Residenciais, Comerciais, Condomínios, Chácaras e Fazendas de Piracicaba, Limeira e Região.

Fechado? Vamos aí? Entre em contato e agende um horário da semana para ser atendido, retornamos confirmando.

-

Produtos Relacionados

Receba nossas novidades
Fale com a gente